28 março 2011

O meu amigo sono – a problemática do sono no rendimento escolar


O sono é uma função essencial ao bem-estar físico e psíquico quer das crianças, quer dos adultos. Apesar desta básica necessidade de dormir, todos temos tendência a esquecer que o sono precisa de hábitos e regras.
Os maus hábitos de sono, generalizados nas crianças e nos jovens de hoje, acarretam graves prejuízos para a saúde, para o sucesso escolar e para o comportamento social, nomeadamente nas escolas. Têm também importantes incidências no desenvolvimento ao longo da vida. Com efeito, os problemas de sono estão associados a uma maior prevalência de doenças crónicas como hipertensão, diabetes, obesidade, maior consumo de drogas e mais elevada taxa de acidentes.
Estudos recentes comprovam a gravidade do problema em Portugal, com taxas de sonolência excessiva em mais de 50% dos estudantes e um claro impacto dos problemas de sono no sucesso escolar.
Sobre esta problemática e com o objectivo de alertar os primeiros intervenientes da educação e formação das crianças e jovens, que são os pais e professores, a Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de Vendas Novas e o Projecto da Saúde Escolar, no âmbito das actividades estipuladas para o Mês da Leitura, promoveu, no dia 12 de Março, nas instalações do Auditório Municipal, uma conferência aberta à comunidade, dinamizada pelas coordenadoras do Projecto Sono-Escolas, Dra. Helena Rebelo Pinto, psicóloga, professora da Faculdade de Psicologia de Lisboa, especialista em psicologia da educação e autora de diversos programas educativos, e Dra. Teresa Paiva, médica neurologista, professora da Faculdade de Medicina de Lisboa, especialista em medicina do sono e autora de numerosas obras sobre o tema. O Projecto Sono-Escolas tem o apoio da Universidade de Lisboa e da sua Faculdade de Medicina, do Ministério da Educação, do Plano Nacional de Leitura e do Alto Comissariado para a Saúde.
Tendo por mote uma das obras literárias da autoria das referidas especialistas, decorreu, em simultâneo com a conferência, um atelier de leitura e consequente expressão plástica, vocacionado para crianças dos 6 aos 10 anos. As palavras e ilustrações de O Meu Amigo, o Sono, despertaram, a par da consciencialização dos mais pequenos para esta temática, a imaginação e criatividade que se traduziram nas pinturas coloridas das suas almofadas de Sono e de Sonhos.  



Sem comentários:

Enviar um comentário