17 maio 2012

Deu-nos Cor com Palavras dentro…

Em Danuta, nada é linear, tudo é poético.

O dia 19 de abril, acordou chuvoso e cinzento, mas não esmoreceu o entusiasmo de quem esperava por Danuta Wojciechowska.
As expetativas não foram defraudadas e, em Danuta, descobrimos a criança adulta, que nos encantou e se deixou encantar. A nossa ilustradora, como carinhosamente lhe chamámos, apresentou-se em toda a sua simplicidade, simpatia e dádiva, vibrando a cada momento que lhe foi oferecido, a cada pincelada de cor pintada pelos mais pequenos, a cada olhar e pergunta de curiosidade.
Danuta ouviu e olhou a cor com movimento, no Centro Educativo, que a recebeu com o testemunho do muito trabalho efetuado, ao longo de vários meses, a partir das suas fantásticas ilustrações: exposições; filme do desfile de Carnaval, onde as cores de Danuta arco-irisaram as ruas da nossa cidade; leituras dançadas que aqueceram de ritmos africanos as palavras que vivem em “O Gato e o Escuro”, “Ynari, a Menina das Cinco Tranças” e “O Beijo da Palavrinha”. Recebeu ofertas, carinhosamente, preparadas pelos alunos, destacando-se os livros coletivos, fruto do trabalho colaborativo entre texto e ilustração, elaborado pelas turmas dos quartos e sextos anos e, finalmente, autografou os inúmeros livros, que muitos fizeram questão de acrescentar às suas bibliotecas pessoais.
Ao almoço, servido no refeitório da escola sede, Danuta olhou a cor com sabor. As paredes refletiam um caleidoscópio de cores, inspiradoras das maquetas dos marcadores, que coloriram os tabuleiros das refeições servidas.
O dia continuou e os mais crescidos proporcionaram à ilustradora ouvir palavras com cor através da dramatização, acompanhada de sons musicais produzidos pelos alunos, de “O Voo do Golfinho”. De seguida, por breves momentos, os alunos do 7ºC deram mais cor ao momento, partilhando a sua experiência como ilustradores através da história “SOS Morcego”. E continuámos… Todos quiseram saber e puseram questões, dedicadamente, respondidas por Danuta, que ainda ajudou à cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Vassouras Leitoras, Concurso Nacional de Leitura e Concurso de Escrita Criativa. Espalhou-se mais um pouco de cor quando Danuta autografou os seus livros.

Danuta coloriu ainda mais o colorido que lhe oferecemos. Ficaram-nos as suas palavras de despedida Nunca mais vos vou esquecer!
Parafraseando Ondjaki, agradecemos a Danuta por nos ter emprestado gotas dos seus sonhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário