04 março 2013

IX JOGOS FLORAIS - REGULAMENTO



Público alvo: Alunos a partir do 4º ano de escolaridade, do Colégio Laura Vicuña e do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas.

Júri: membros do corpo docente dos grupos de Filosofia, Português e da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, Português do Colégio Laura Vicuña, e um representante dos pais e encarregados de educação nos primeiro e segundo escalões.

Modalidades a concurso:

Poesia — Verso livre; Poesia rimada;

Prosa — Conto; Ensaio; Crónica; Sketch para teatro…

Reflexão Filosófica (apenas para os 5º e 6º escalões) — Ensaio de reflexão crítica com tema livre

Escalões:  seis: 1º Escalão: Alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico; 2º Escalão: Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico; 3º Escalão: Alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico; 4º Escalão: Alunos do 8º e 9º anos do 3º Ciclo do Ensino Básico; 5º Escalão: Alunos do 10º Ano do Ensino Secundário; 6º Escalão: Alunos do 11º e 12º Anos do Ensino Secundário.


Prazo Limite para Entrega de Trabalhos: 12 de abril de 2013

Seleção efetuada pelo Júri: entre  19 de abril e 10 de maio

Divulgação de Resultados e Sessão de Entrega de Prémios: 15 de maio.

 Normas a seguir na Apresentação dos Trabalhos:

- Os trabalhos a concurso são individuais;
- Todos os trabalhos devem ser originais e redigidos em língua portuguesa;
-Todos os trabalhos devem apresentar-se e ser entregues  em formato digital, impressos em folhas brancas formato A4;
- Cada participante do 1º e 2º escalão concorre com um trabalho realizado em aula ou na biblioteca escolar;
- Cada participante dos 3º, 4º, 5º e 6º escalões pode apresentar um máximo de cinco trabalhos;
- Todos os trabalhos devem ser assinados com pseudónimo. Caso o mesmo participante apresente a concurso mais do que um trabalho, deve fazê-lo sob diferentes pseudónimos;
- No ato de entrega em folhas brancas A4, cada trabalho a concurso deve ser colocado dentro de envelope branco e normalizado; no exterior do envelope o aluno deve escrever:  a modalidade a que concorre, o escalão em que se integra e o pseudónimo com que assina os trabalhos.  Além do trabalho a concurso, o aluno deve ainda incluir dentro do mesmo envelope um outro envelope mais pequeno, devidamente fechado, contendo: o seu nome completo, o ano de escolaridade que frequenta,  a escola a que pertence, a morada e número de telefone.
 - No Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, os trabalhos a concurso,  serão entregues a qualquer professor de Filosofia, na biblioteca da escola ou aos professores envolvidos na atividade; no Colégio Laura Vicuña os alunos entregarão os seus trabalhos aos professores envolvidos na atividade;
- Só serão objeto de concurso os trabalhos que cumpram as normas expressas no regulamento e entregues nos prazos previstos.
- Após a seleção dos trabalhos premiados, os alunos deverão enviar, para o júri,  em formato digital os trabalhos a concurso.

Prémios:

A cada uma das modalidades a concurso (poesia; prosa; reflexão filosófica) e dentro de cada escalão, serão atribuídos  Primeiro, Segundo e Terceiro Prémios. Cabe ao júri a decisão sobre a natureza de outros prémios a atribuir. No ato de entrega de prémios,  participam a Direção das duas escolas, um representante da Câmara Municipal, os professores e os alunos envolvidos e será feita a entrega de diploma a todos os  premiados.
Será atribuído um diploma de participação a cada aluno que tenha colaborado na atividade.

Nota: Todos os trabalhos ficarão na posse do júri; as decisões do júri são inapeláveis
A Equipa Dinamizadora: Clube de Poesia e Reflexão Filosófica (Escola Secundária); Departamento de Língua Portuguesa e Bibliotecas  Escolares  (Agrupamento de Escolas de Vendas Novas ) e Departamento de Língua Portuguesa (Colégio Laura Vicuña).

Sem comentários:

Enviar um comentário