Mostrar mensagens com a etiqueta 1ceb. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 1ceb. Mostrar todas as mensagens

04 março 2013

Concurso de que são feitas as Histórias



Artigo 1.º - Objetivo do Concurso
1. A Biblioteca Escolar promove um Concurso de Leitura, pretendendo estimular a prática da leitura entre os alunos do 1º ciclo, nomeadamente os alunos do 4º ano.
Artigo 2.º - Condições gerais de participação
1. A participação no concurso está aberta aos alunos do 4º ano do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas. Para o efeito, os alunos devem proceder à sua inscrição junto da docente titular da turma.
2. As inscrições decorrerão até ao dia 20 de fevereiro através de Ficha de Inscrição própria que, depois de preenchida, deverá ser enviada por mail à Biblioteca Escolar do 1º ciclo.
3. Para efeitos de participação no Concurso de Leitura, os concorrentes assumem o compromisso de se submeter ao presente Regulamento e às decisões do júri.
Artigo 3.º - Júri
1. O júri será constituído pela Coordenadora da Biblioteca Escolar e pela Coordenadora do projeto LEituraR.
Artigo 4.º - Realização da prova
1. O concurso decorrerá no 2º período, no dia 12 de março de 2013, pelas 9.30h.
2. As provas serão prestadas na Escola Básica de Vendas Novas nº2 (Centro Educativo).
Artigo 5.º - Lista de obras a concurso
Os concorrentes devem prestar provas relativamente às duas obras seguintes:
v “O Soldado João”, de Luísa Ducla Soares.
v “Três Histórias do Futuro”, de Luísa Ducla Soares.
A prova incidirá apenas sobre um dos contos deste livro.
Artigo 6.º - Modo de participação
1. Os alunos devem ler as duas obras a concurso sobre os quais irão prestar provas.
Artigo 7.º - Tipologia da prova
1. A prova consiste na resposta a dois questionários (um para cada obra).
2- Os questionários são constituídos por questões de escolha múltipla e uma questão de expressão escrita até 10 linhas.
Artigo 8.º - Apuramento dos resultados
1. Os vencedores serão os alunos que obtiverem maior valor na soma dos resultados dos dois testes.
Artigo 9.º - Situação de empate
1. Em caso de empate será considerada a questão de expressão escrita, a qual deverá ser avaliada de acordo com:
- Cumprimento do assunto proposto; 
- Estrutura e encadeamento lógico das ideias;
- Correção linguística.
Artigo 10.º Prémios
1. Aos alunos vencedores dos três primeiros lugares serão atribuídos prémios.
2. A entrega de prémios terá lugar no dia 18 de abril de 2013, durante a sessão com a escritora Luísa Ducla Soares.
Artigo 11.º - Casos omissos
1. Os casos omissos serão resolvidos pelos promotores do concurso.
Os membros do júri

01 março 2013

O pequeno dragão-d’água


Estamos aqui para vos contar, ou melhor partilhar convosco, a “aventura” em que embarcámos e que ainda não sabemos como vai terminar... Só sabemos que terá, de certeza, um final feliz.
Os aventureiros são os alunos do 2º ano, das turmas A e B, da EB Campos da Misericórdia e a aventura começou quando as nossas professoras trouxeram da Biblioteca Escolar um livro que conta a história de um pequeno dragão, que ao contrário do que todos pensávamos, é simpático, tem asas, voa e não cospe fogo.
O livro chama-se “O pequeno dragão d´água”, conta as aventuras do dragão Geraldo e várias vezes já lemos e relemos este livro, individualmente ou em pequenos grupos, na sala, no recreio ou nos degraus da escola.
Mas a nossa aventura não ficou por aqui, porque então não era uma aventura e todos juntos...os 52 alunos do 2º ano desta escola decidiram “arregaçar as mangas” e montar uma pequena exposição com os trabalhos sobre este livro... As ideias foram muitas (também somos muitas cabeças a pensar) e o trabalho também não foi pouco... Mas o resultado final foi bonito!... Nós gostámos e vamos partilhar convosco umas fotos da nossa aventura!...
Não acham que foi uma aventura divertida? Não foi tão divertida como a do dragão Geraldo e da Sara mas nós gostámos muito de trabalhar todos juntos e de certeza que não vamos ficar por aqui... Continuaremos a dar notícias e... Até ao próximo livro!
Os alunos e as professoras do 2º ano da Escola Campos da Misericórdia






Os Ovos Misteriosos


Depois de ouvirem ler a história “Os Ovos Misteriosos” , na sala de aula, foi lançado o desafio aos alunos do 1ºACM.  Foi-lhes proposto que, em colaboração com os pais/enc. de educação e com inspiração no título da obra e na própria história construíssem um ovo misterioso, diferente do habitual, no qual podiam utilizar múltiplos materiais (canetas, lápis, tintas, papéis diversos, cartão, ráfia, lã, folhas secas, tecidos, cascas de ovo…) e técnicas.
Apareceram trabalhos muito engraçados, dos quais aqui vão algumas fotos.




PROJETO “JÁ SEI LER”


Este ano, as turmas do 2º ano da Escola de Campos da Misericórdia continuaram com o projeto “Já Sei Ler” que pretende promover a leitura em família, propiciar interações entre a criança e a família, desenvolver o gosto pela leitura e descobrir o prazer intimista da mesma. Este projeto tem ainda como objetivo promover a troca de leituras e realçar a importância de registar o que já foi lido e que pode ser partilhado entre alunos, pais e professores.
Desta vez o livro que os alunos levaram para casa na sua mochila foi “O Voo do Golfinho” de Ondjaki e ilustrado por Danuta Wojciechowska. Aqui fica o resultado final das turmas do 2º ano A e B.