30 maio 2011

Jogos Florais 2011

“As palavras, como os seres vivos, nascem de vocábulos anteriores, desenvolvem-se e fatalmente morrem. As mais afortunadas reproduzem-se. Há-as de índole agreste, cuja simples presença fere e degrada, e outras que de tão amoráveis tudo à sua volta suavizam. Estas iluminam, aquelas confundem. Umas são selvagens, irascíveis, cheiram mal dos pés, fungam e cospem no chão. Outras, logo ao lado, parecem altivas e delicadas orquídeas.”
                                                                  
         In Milagrário Pessoal de José Eduardo Agualusa


Mais uma vez, na sétima edição dos Jogos Florais abraçámos as palavras meninas, solarengas, vestidas de esperança e também as que, por serem já crescidas, se tornaram sábias, maduras e por vezes doloridas.
Esta edição foi pródiga na arte de entrançar as palavras. Que elas floresçam e fiquem “a salvo da decadência e do esquecimento” no testemunho da diversidade e da essência que a todos nos enriquece, nos eleva e no qual cumprimos o verbo SER.


Premiados Jogos Florais 2011

28 maio 2011

Tudo foram histórias…com António Torrado



“Já escrevi sobre tudo e mais alguma coisa.”, “… o que mais gosto de escrever é prosa com poesia dentro, como os chocolates com recheio.”
De facto foi um gosto e um privilégio termos partilhado um dia com António Torrado, termos saboreado a sua companhia e sentido a doçura das suas histórias. António Torrado apresentou-se-nos com uma simplicidade recheada de saber, com um tom de menino a quem os anos já ensinaram muito mas não roubaram o deslumbramento da infância. O brilho do seu olhar mostrou o entusiasmo com que acolheu cada momento oferecido pelos mais pequenos, onde cada um foi visto como único e especial.
António Torrado vinha preparado para oferecer e ficou surpreendido com o tanto que recebeu. Ao longo do dia ia exclamando:
“ Os miúdos lembram-se de coisas que escrevi e que eu já tinha esquecido…”
“ Vê-se mesmo que eles (os alunos) conhecem a minha obra…”
“ Só conhecia chávenas de Fernando Pessoa, não sabia que também já tinha umas… “
“As vossas túbaras, minhas criadilhas, fazem-me reavivar as memórias de um sabor perdido no tempo”
“ Chamem-me já amanhã, se quiserem, que eu virei…”
“ Vou daqui com o coração afagado…”
António Torrado foi de “ coração afagado”, nós ficámos de coração preenchido… de simpatia, de meninice, de humildade, de palavras… de POESIA. Essa outra poesia que se encontra quando se chega ao fundo de um ser humano recheado de História(s).

António Torrado chegou ao Centro Educativo um pouco antes do almoço onde foi agraciado com uma poesia feita por alguns alunos. Ali, assistiu a um  momento musical e  dramatizações, entregou os prémios aos vencedores do concurso de leitura, falou com os meninos, apreciou os trabalhos expostos e autografou muitos livros.
O almoço foi servido com a poesia dos marcadores e depois de saboreados muitos sabores alentejanos, o café foi servido em chávenas decoradas com frases do autor.
À tarde, na escola dos mais crescidos, o autor conheceu o canto de leitura que lhe foi dedicado, assistiu a dramatizações, respondeu às questões dos alunos, ofereceu os prémios do concurso de leitura e escrita e voltou a autografar os seus livros. Foi um dia em grande, com muitas histórias e o prazer sereno da companhia de um escritor tão grande quanto a sua obra.


28 março 2011

Tudo são histórias… com António Torrado


11h - Centro Educativo

Recepção ao escritor

Leitura de uma poesia inédita por uma aluna do 4ºA

Visita à exposição de trabalhos

Dramatização de “A Nuvem e o Caracol”
(pela turma do 2ºA)

Mímica de “Histórias para ler aos pais”
(pelos alunos do 4ºA)

Entrega de prémios do concurso de leitura do 1º Ciclo

Canção “O Macaco do Rabo Cortado”
(pelos alunos do 4ºA)

Sessão de autógrafos na Biblioteca Escolar



15h - Escola Básica de Vendas Novas nº1

Recepção ao autor

Dramatização de “História de um papagaio”
(por alunos do 5ºC)

Visita aos Cantos com Contos

Dramatização de “A gota com sede”
(por alunos do 5ºA)

Sessão com o autor

Entrega de prémios dos concursos de leitura
e escrita

Sessão de autógrafos

O meu amigo sono – a problemática do sono no rendimento escolar


O sono é uma função essencial ao bem-estar físico e psíquico quer das crianças, quer dos adultos. Apesar desta básica necessidade de dormir, todos temos tendência a esquecer que o sono precisa de hábitos e regras.
Os maus hábitos de sono, generalizados nas crianças e nos jovens de hoje, acarretam graves prejuízos para a saúde, para o sucesso escolar e para o comportamento social, nomeadamente nas escolas. Têm também importantes incidências no desenvolvimento ao longo da vida. Com efeito, os problemas de sono estão associados a uma maior prevalência de doenças crónicas como hipertensão, diabetes, obesidade, maior consumo de drogas e mais elevada taxa de acidentes.
Estudos recentes comprovam a gravidade do problema em Portugal, com taxas de sonolência excessiva em mais de 50% dos estudantes e um claro impacto dos problemas de sono no sucesso escolar.
Sobre esta problemática e com o objectivo de alertar os primeiros intervenientes da educação e formação das crianças e jovens, que são os pais e professores, a Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de Vendas Novas e o Projecto da Saúde Escolar, no âmbito das actividades estipuladas para o Mês da Leitura, promoveu, no dia 12 de Março, nas instalações do Auditório Municipal, uma conferência aberta à comunidade, dinamizada pelas coordenadoras do Projecto Sono-Escolas, Dra. Helena Rebelo Pinto, psicóloga, professora da Faculdade de Psicologia de Lisboa, especialista em psicologia da educação e autora de diversos programas educativos, e Dra. Teresa Paiva, médica neurologista, professora da Faculdade de Medicina de Lisboa, especialista em medicina do sono e autora de numerosas obras sobre o tema. O Projecto Sono-Escolas tem o apoio da Universidade de Lisboa e da sua Faculdade de Medicina, do Ministério da Educação, do Plano Nacional de Leitura e do Alto Comissariado para a Saúde.
Tendo por mote uma das obras literárias da autoria das referidas especialistas, decorreu, em simultâneo com a conferência, um atelier de leitura e consequente expressão plástica, vocacionado para crianças dos 6 aos 10 anos. As palavras e ilustrações de O Meu Amigo, o Sono, despertaram, a par da consciencialização dos mais pequenos para esta temática, a imaginação e criatividade que se traduziram nas pinturas coloridas das suas almofadas de Sono e de Sonhos.  



14 março 2011

Conhecer Saramago

Em homenagem ao único Nobel da literatura a equipa da biblioteca preparou uma sessão para dar a conhecer alguns aspectos da vida e obra do escritor. José Saramago é um exemplo de que “Querer é poder”. O jovem, que começou por ser serralheiro mecânico, nunca abandonou o sonho de ser escritor. Leu tudo o que pôde, em 1980 viveu algum tempo em Lavre e escreveu “Levantado do chão”. Aos 63 anos começou o que chamou de “segunda vida” ao lado da jornalista espanhola Pilar del Rio. Em 1998 recebeu o prémio Nobel da literatura, facto que impulsionou uma carreira já por si fulgurante. A escrita foi o seu alimento. Em Abril de 2010, por motivos de saúde, o médico impôs-lhe descanso absoluto e José Saramago parou de escrever. A 18 de Junho de 2010 a chama de Saramago extinguiu-se e o homem partiu… mas a obra fica… para sempre.







Palavras Andarilhas



Na sequência do encontro de escritores e contadores que teve lugar em Setembro de 2010, a nossa escola participou na Estafeta de Contos que tem percorrido as bibliotecas do país. No dia 10 de Março recebemos o testemunho que nos foi trazido pela Biblioteca Municipal de Alcochete, na pessoa da Paula Margato. Depois de aberta a maleta dos contos, os alunos do 4º ano A da Escola de Campos da Misericórdia e 4º ano B da Escola Básica de Vendas Novas Nº2 ouviram excertos da poesia e a história “Mania das Pressas” do livro “Conto Contigo” de António Torrado, conheceram “A árvore Generosa” de Shel Silverstein, “A princesa Lua” de Alves Redol, viveram as peripécias do “Macaco e papai Deus”, e apreciaram “D. Balbina e as cerejas” do livro “O Sol e o menino dos Pés Frios” de Matilde Rosa Araújo. As professoras bibliotecárias ficaram maravilhadas com o comportamento, concentração e receptividade dos alunos. Foi fantástico “contar convosco”, acreditem.







Estafeta de contos – Entrega de testemunho

No dia 11 de Março foi a vez da nossa Biblioteca ir entregar o testemunho da Estafeta à Biblioteca Municipal de Grândola. À nossa espera estavam duas turmas de meninos do pré-escolar que para ouvir a professora Dulce a contar a história da Leónia, devora os livros. Os petizes devoraram esta e outras histórias e pelas suas carinhas temos a certeza de que gostaram muito.