01 fevereiro 2012
Regulamento do Concurso de Escrita Criativa – 2º ciclo e 3º ciclo
Regulamento Do Concurso de Escrita
Palavras atrás das pistas
Escreve sob as pistas
Escrita comparada
História à volta das choupanas
18 janeiro 2012
A nossa Biblioteca viveu o Natal à sua
maneira – rodeada de livros obviamente. Do saco vermelho do Pai Natal, deixado
(?) na instalação patente na BE, saíram, todos os dias, livros subordinados à temática
natalícia que imbuíram os pequenos utilizadores da fantasia própria da época.
Depois... a história “Sabes Maria, o Pai Natal não existe”, a mais recente publicação de
Rita Taborda Duarte e Luís Henriques, propôs-nos uma visão original do Pai
Natal, partindo do curioso pressuposto que, se algumas crianças não acreditam
nele, ele também tem todo o direito de deixar de acreditar nelas, com as
evidentes repercussões que este descrédito acarreta. Cheio de humor, em resultado
da linguagem, das situações e da perspetiva selecionada, o livro constitui um
ótimo pretexto para o diálogo sobre o significado simbólico do pai natal. As
ilustrações exploram o jogo entre o preto e o branco e surgem ainda com alguns
curiosos apontamentos a vermelho em locais e personagens claramente definidos,
recriando as variações de humor e de estado de espírito verificadas na
personagem do Pai Natal.
Se algumas dúvidas existiam, após as diversas
sessões de animação de leitura desta história, todos foram unânimes em
considerar como verdade inquestionável, a existência do Pai Natal. É que
ninguém quer que lhe aconteça o mesmo que ao Frederico…
14 dezembro 2011
29 novembro 2011
O dia de Halloween na nossa Biblioteca
Não foi um momento arrepiante, mas de promoção do livro e da leitura. A professora bibliotecária, Isabel Bravo, tendo como quadro de fundo uma fabulosa exposição de “Vassouras Leitoras” - Witche´s Broom Contest - leu de forma dramatizada a história, que anda de boca em boca, a ser contada à lareira “Os Dois Compadres”. Esta história como muitas outras do nosso património oral foi recolhida pela escritora Maria Vitória Figueiredo e pode ser lida na obra Os Mais Belos Contos da Avozinha. As vassouras não estavam lá por acaso! A convite da professora bibliotecária e dos professores de Inglês, Luís Conceição e Fátima Almeida, os aluno do 5º ano, aceitaram o desafio de participar num concurso de “Vassouras Leitoras”. Aconteceu na biblioteca escolar no dia 31 de Outubro! O Gonçalo Albino foi o vencedor do concurso. A Ana Leonor e a Maria Clarisse partilharam o segundo lugar e a vassoura da Filipa Rainho foi premiada com o terceiro prémio. A sessão teria sido do outro mundo se a professora bibliotecária tivesse saído da biblioteca sentada numa vassoura leitora esvoaçante, mas isso não aconteceu!?
Halloween na Biblioteca
Dia das Bruxas? Dia das Fadas?
“Se há um dia das bruxas, por que razão não há de haver um dia das fadas?
É de estranhar, não acham?”
A divertida história “Malditas Bruxas” matizada pelas cores vibrantes de Danuta Wojciechowska e segredada por uma fadinha de asas azuis celeste ao nosso amigo, escritor António Torrado, explicou-nos a trapaça que as bruxas armaram para serem senhoras de um dia só delas.
Para que não existissem dúvidas, misturaram-se turmas, misturaram-se alunos, tudo bem mexido em caldeirão a preceito. Desta mistela resultaram trabalhos com as conclusões mais fantásticas que se possam imaginar. A exposição de “Literatura Horrorosa” que esteve patente na BE, também ajudou a assustar muitas imaginações.
E foi assim que todos ficámos a perceber “como é que as donas bruxas conseguiram encaixar-se no meio de gente tão boazinha, elas que são umas pestes…
Bruxaria, está visto!”
Malditas bruxas
View more presentations from leiturar
Biblionotícias de Outono
BIBLIOTECA ESCOLAR. SABER. UM PODER PARA A VIDA
Ao longo do 1º período, os alunos das turmas de 3º e 4º ano da EB nº2 foram dando largas à sua criatividade e encheram de palavras inspiradoras o placard da Biblioteca:
“ A Biblioteca é um lugar de aventura, onde podemos descobrir CONHECIMENTO.”
Pedro França e Diogo Varela – 4ºB
“As Bibliotecas são jardins de livros regados de fantasia.”
Turma 4ºA
“Na Biblioteca entramos nos livros e soltamos a nossa imaginação.”
Bernardo Lopes – 3ºB
“Na Biblioteca há luz, brilho e cores.”
Turma 3ºA
“A Biblioteca é um lugar maravilhoso, onde se pode ler e aprender. Um país encantado de livros que se pode conhecer!...”
Turma 4ºB
“A Biblioteca Escolar é um livro gigante com histórias.”
Turma 3ºA
“Desfolhar as páginas de um livro é desfrutar de aventuras cheias de imaginação.”
Turma 4ºA
“A Biblioteca é o lugar mais lindo do mundo, é como se fosse a nossa casa.”
Beatriz – 3ºB
“A Biblioteca é um lugar mágico com aventuras.”
Turma 3ºA
Biblionotícias de Outono
As sempre tão esperadas e ”saborosas” férias de Verão chegaram ao fim! Como quem não quer nada, o seu final disse-nos que à escola tínhamos de regressar.Com tudo o que isso traz de bom!
Ao longo do 1º período, os alunos das turmas de 3º e 4º ano da EB nº2 foram dando largas à sua criatividade e encheram de palavras inspiradoras o placard da Biblioteca:
“ A Biblioteca é um lugar de aventura, onde podemos descobrir CONHECIMENTO.”
Pedro França e Diogo Varela – 4ºB
“As Bibliotecas são jardins de livros regados de fantasia.”
Turma 4ºA
“Na Biblioteca entramos nos livros e soltamos a nossa imaginação.”
Bernardo Lopes – 3ºB
“Na Biblioteca há luz, brilho e cores.”
Turma 3ºA
“A Biblioteca é um lugar maravilhoso, onde se pode ler e aprender. Um país encantado de livros que se pode conhecer!...”
Turma 4ºB
“A Biblioteca Escolar é um livro gigante com histórias.”
Turma 3ºA
“Desfolhar as páginas de um livro é desfrutar de aventuras cheias de imaginação.”
Turma 4ºA
“A Biblioteca é o lugar mais lindo do mundo, é como se fosse a nossa casa.”
Beatriz – 3ºB
“A Biblioteca é um lugar mágico com aventuras.”
Turma 3ºA
Biblionotícias de Outono
As sempre tão esperadas e ”saborosas” férias de Verão chegaram ao fim! Como quem não quer nada, o seu final disse-nos que à escola tínhamos de regressar.Com tudo o que isso traz de bom!
Enormes foram as novidades para os novos alunos da Escola Básica de Vendas Novas nº 1. Nem todos, é verdade, mas alguns pela primeira vez dizem «na minha escola há uma biblioteca». Esta agradável novidade vê-se e sente-se a cada tempo livre, lá estão eles na biblioteca escolar, os alunos do 5º ano. Alguns fazem parte do grupo de trabalho “alunos – monitores”. Estes alunos desempenham tarefas, muito importantes, na biblioteca escolar, desde o atendimento aos utilizadores da biblioteca escolar ao balcão, à vigilância e dinamização dos “cantinhos da leitura”. Se és aluno da escola e queres pertencer a este grupo consulta o regulamento. Acrescento desde já uma condição muito importante «tens de ser um aluno leitor».
Já com uma brisa de Outono, em Outubro, no seu embalo a professora bibliotecária, Isabel Bravo, convidou os alunos de 5º ano de escolaridade para receberem formação de utilizadores. Os alunos construíram um cartaz em conjunto, cada turma deu o seu contributo, e escreveram-se frases alusivas ao livro e à leitura. Foi uma forma “simpática” de se comemorar o mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Formação de utilizadores
Regulamento Dos Alunos Monitores
Outubro – Mês da Biblioteca Escolar
Sob o lema “Biblioteca
Escolar. Saber. Um poder para a vida.”, atribuído ao Mês Internacional
das Bibliotecas Escolares, comemorado durante o mês de outubro, reiniciou-se
mais uma maratona no percurso para novas descobertas de leitura. Na Biblioteca Escolar
da Escola Nº2, a Formação de Utilizadores “certificou” as muitas turmas do 1º
ciclo que vieram (re)descobrir a sua Biblioteca e alguns dos segredos fantásticos
que ela esconde, além de terem sido relembradas as regras de boa utilização
exigidas pelo nosso PapaLetras. Viajou-se no tempo, até ao Egito e à antiga
Biblioteca de Alexandria e, qual passo de gigante, observámos a
espetacularidade da atual Bibliotheca Alexandrina. Por falar em gigantes… Quem não gostou da
história “Sara e o Gigante das Bibliotecas”, de Laurence Bourguignon, que nos
levou a visitar um castelo/biblioteca, recheado dos livros que ensinaram a ler
o simpático gigante Jerónimo? E depois… porque a par
do sonho, temos de conviver com realidades mais agrestes, conhecemos, através
de um clic no Google, o professor Luís Soriano e a sua generosa iniciativa, o Biblioburro, que mais não é
senão a esperança, alegria e conhecimento contidos em cestos repletos de
livros, transportados por dois burros, a Alfa e o Beto, numa tentativa de
ultrapassar as barreiras das limitações, da miséria
social e de alcançar um objetivo maior – o de iluminar a escuridão dos meninos
pobres da Colômbia com a esperança impregnada nas palavras escritas...De tudo isto se faz uma Biblioteca!
30 maio 2011
Jogos Florais 2011
“As palavras, como os seres vivos, nascem de vocábulos anteriores, desenvolvem-se e fatalmente morrem. As mais afortunadas reproduzem-se. Há-as de índole agreste, cuja simples presença fere e degrada, e outras que de tão amoráveis tudo à sua volta suavizam. Estas iluminam, aquelas confundem. Umas são selvagens, irascíveis, cheiram mal dos pés, fungam e cospem no chão. Outras, logo ao lado, parecem altivas e delicadas orquídeas.”
In Milagrário Pessoal de José Eduardo Agualusa
Mais uma vez, na sétima edição dos Jogos Florais abraçámos as palavras meninas, solarengas, vestidas de esperança e também as que, por serem já crescidas, se tornaram sábias, maduras e por vezes doloridas.
Esta edição foi pródiga na arte de entrançar as palavras. Que elas floresçam e fiquem “a salvo da decadência e do esquecimento” no testemunho da diversidade e da essência que a todos nos enriquece, nos eleva e no qual cumprimos o verbo SER.
Premiados Jogos Florais 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)











