20 março 2012

O Pequeno Grande ©


O Pequeno Grande ©

«[…]O menino tinha olhos azuis, cabelo loiro e encaracolado e um sorriso de orelha a orelha. Certo dia, esse sorriso de orelha a orelha desapareceu, tal fumo de uma frondosa chaminé, pois os seus pais estavam separados! […]»
in “Solução de Cor e Palavra”

Durante os meses de janeiro e fevereiro - sessões de escrita criativa - aconteceram, na biblioteca escolar, e muitas vezes, transpuseram-se para a sala de aula. Os alunos da turma do 5º A, da Escola Básica de Vendas Novas nº 1, Ana Rita Oliveira; André Gomes; Gonçalo da Silva; Margarida Monteiro Marta Alexandra e Rita Isabel foram os criadores de um livro de autor, com vista a participarem no concurso Pequeno Grande ©. As sessões de escrita criativa foram dinamizadas pela professora bibliotecária Isabel Bravo. A ilustração da obra teve o contributo peculiar dos rapazes do grupo, especialmente orientados, com todo o empenho e profissionalismo, que todos conhecem, das professoras de EVT (Educação Visual Tecnológica) Anabela Carapinha e Domitília Raposo. A acompanhar o bom trabalho desenvolvido pelos alunos há sempre por detrás uma diretora de turma muito profissional, que neste caso é a professora Catarina Romão.
Eis a sinopse da “nossa” história…
            É a história de um menino, igual a muitos outros, dos nossos dias, que vive o drama da separação dos pais. Eusébio descobre um portal na biblioteca, da sua escola, e embarca numa viagem a um mundo por si fantasiado. Nesta jornada, Eusébio consegue superar esta etapa, menos feliz da sua vida, através da amizade com um novo amigo – um ser mitológico - chamado Grifo Grifo. Numa “vastíssima floresta de dragoeiros multicoloridos” Eusébio e Grifo Grifo travam amizade com mais três novos amigos: Lia, a menina amarela, Grandelua a menina de pele vermelha e Shaka o menino de negra pele. Há um elemento comum a todos eles - todos têm um problema – Grifo Grifo é órfão, Lia de nada se recorda, Grandelua é uma criança desaparecida e Shaka tem casa, mas não tem lar. É ao som da harpa da deusa Diana, na casa dos problemas, no Templo Romano de Diana, que os problemas dos meninos e do Grifo Grifo se compõem. Através dos problemas dos amigos Eusébio acaba por conviver melhor com o seu próprio drama. Ter os pais separados não é o pior que nos pode acontecer “ […] a partir desse dia, viveu uma vida feliz com os pais separados, mas amigos. […]”, com  saudade do seu especial amigo Grifo Grifo.
A nossa participação neste concurso, de cariz nacional, está registada através de evidências publicadas pelos organizadores deste evento no seguinte endereço:
           
A Professora Bibliotecária
Isabel Bravo 

20 fevereiro 2012

ILUSTRARTES - Desfile de Carnaval

 As cores da ilustradora Danuta Wojciechowska andaram à solta pelas ruas da cidade, animadas pelos trajes usados pelos alunos do 1º ciclo no desfile de Carnaval, elaborados a partir do estudo das obras ilustradas por esta ilustradora. 
No âmbito do projeto Dá-nos Cor com Palavras dentro, Ilustrartes foi a temática que permitiu associar a ilustração à arte, numa união de cor e alegria, fomentando, previamente, o trabalho pedagógico de promoção do livro e o envolvimento das famílias.
Todos juntos celebrámos Danuta, cuja ilustração acrescenta poesia ao tanto que as palavras já dizem.


18 janeiro 2012


Na BE

A nossa Biblioteca viveu o Natal à sua maneira – rodeada de livros obviamente. Do saco vermelho do Pai Natal, deixado (?) na instalação patente na BE, saíram, todos os dias, livros subordinados à temática natalícia que imbuíram os pequenos utilizadores da fantasia própria da época.
Depois... a história “Sabes Maria, o Pai Natal não existe”, a mais recente publicação de Rita Taborda Duarte e Luís Henriques, propôs-nos uma visão original do Pai Natal, partindo do curioso pressuposto que, se algumas crianças não acreditam nele, ele também tem todo o direito de deixar de acreditar nelas, com as evidentes repercussões que este descrédito acarreta. Cheio de humor, em resultado da linguagem, das situações e da perspetiva selecionada, o livro constitui um ótimo pretexto para o diálogo sobre o significado simbólico do pai natal. As ilustrações exploram o jogo entre o preto e o branco e surgem ainda com alguns curiosos apontamentos a vermelho em locais e personagens claramente definidos, recriando as variações de humor e de estado de espírito verificadas na personagem do Pai Natal.
Se algumas dúvidas existiam, após as diversas sessões de animação de leitura desta história, todos foram unânimes em considerar como verdade inquestionável, a existência do Pai Natal. É que ninguém quer que lhe aconteça o mesmo que ao Frederico…
Os meninos do Pré-Escolar e 1ºs anos adoraram e recomendam!



29 novembro 2011

Concurso Nacional de Leitura 2011-2012



O dia de Halloween na nossa Biblioteca

Não foi um momento arrepiante, mas de promoção do livro e da leitura. A professora bibliotecária, Isabel Bravo, tendo como quadro de fundo uma fabulosa exposição de “Vassouras Leitoras” - Witche´s Broom Contest - leu de forma dramatizada a história, que anda de boca em boca, a ser contada à lareira “Os Dois Compadres”. Esta história como muitas outras do nosso património oral foi recolhida pela escritora  Maria Vitória Figueiredo e pode ser lida na obra Os Mais Belos Contos da Avozinha. As vassouras  não estavam lá por acaso! A convite da professora bibliotecária e dos professores de Inglês, Luís Conceição e Fátima Almeida, os aluno do 5º ano, aceitaram o desafio de participar num concurso de “Vassouras Leitoras”. Aconteceu na biblioteca escolar no dia 31 de Outubro! O Gonçalo Albino foi o vencedor do concurso. A Ana Leonor e a Maria Clarisse partilharam o segundo lugar e a vassoura da  Filipa Rainho foi premiada com o terceiro prémio. A sessão teria sido do outro mundo se a professora bibliotecária tivesse saído da biblioteca sentada numa vassoura leitora esvoaçante, mas isso não aconteceu!?



Halloween na Biblioteca

Dia das Bruxas? Dia das Fadas?
“Se há um dia das bruxas, por que razão não há de haver um dia das fadas?
É de estranhar, não acham?”
A divertida história “Malditas Bruxas” matizada pelas cores vibrantes de Danuta Wojciechowska e segredada por uma fadinha de asas azuis celeste ao nosso amigo, escritor António Torrado, explicou-nos a trapaça que as bruxas armaram para serem senhoras de um dia só delas.
 

 


Uma batotice pegada!
Para que não existissem dúvidas, misturaram-se turmas, misturaram-se alunos, tudo bem mexido em caldeirão a preceito. Desta mistela resultaram trabalhos com as conclusões mais fantásticas que se possam imaginar. A exposição de “Literatura Horrorosa” que esteve patente na BE, também ajudou a assustar muitas imaginações.
E foi assim que todos ficámos a perceber “como é que as donas bruxas conseguiram encaixar-se no meio de gente tão boazinha, elas que são umas pestes…
Bruxaria, está visto!”





Biblionotícias de Outono

BIBLIOTECA ESCOLAR. SABER. UM PODER PARA A VIDA

Ao longo do 1º período, os alunos das turmas de 3º e 4º ano da EB nº2 foram dando largas à sua criatividade e encheram de palavras inspiradoras o placard da Biblioteca:





“ A Biblioteca é um lugar de aventura, onde podemos descobrir CONHECIMENTO.”
Pedro França e Diogo Varela – 4ºB

“As Bibliotecas são jardins de livros regados de fantasia.”
Turma 4ºA

“Na Biblioteca entramos nos livros e soltamos a nossa imaginação.”
Bernardo Lopes – 3ºB

“Na Biblioteca há luz, brilho e cores.”
Turma 3ºA

“A Biblioteca é um lugar maravilhoso, onde se pode ler e aprender. Um país encantado de livros que se pode conhecer!...”
Turma 4ºB

“A Biblioteca Escolar é um livro gigante com histórias.”
Turma 3ºA

“Desfolhar as páginas de um livro é desfrutar de aventuras cheias de imaginação.”
Turma 4ºA

“A Biblioteca é o lugar mais lindo do mundo, é como se fosse a nossa casa.”
Beatriz – 3ºB

“A Biblioteca é um lugar mágico com aventuras.”
Turma 3ºA




Biblionotícias de Outono

As sempre tão esperadas e ”saborosas” férias de Verão chegaram ao fim! Como quem não quer nada, o seu final disse-nos que à escola tínhamos de regressar.Com tudo o que isso traz de bom!

Enormes foram as novidades para os novos alunos da Escola Básica de Vendas Novas nº 1. Nem todos, é verdade, mas alguns pela primeira vez dizem «na minha escola há uma biblioteca». Esta agradável novidade vê-se e sente-se a cada tempo livre, lá estão eles na biblioteca escolar, os alunos do 5º ano. Alguns fazem parte do grupo de trabalho “alunos – monitores”. Estes alunos desempenham tarefas, muito importantes, na biblioteca escolar, desde o atendimento aos utilizadores da biblioteca escolar ao balcão, à vigilância e dinamização dos “cantinhos da leitura”. Se és aluno da escola e queres pertencer a este grupo consulta o regulamento. Acrescento desde já uma condição muito importante «tens de ser um aluno leitor».

Já com uma brisa de Outono, em Outubro, no seu embalo a professora bibliotecária, Isabel Bravo, convidou os alunos de 5º ano de escolaridade para receberem formação de utilizadores. Os alunos construíram um cartaz em conjunto, cada turma deu o seu contributo, e escreveram-se frases alusivas ao livro e à leitura. Foi uma forma “simpática” de se comemorar o mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Formação de utilizadores Regulamento Dos Alunos Monitores






Outubro – Mês da Biblioteca Escolar

Sob o lema “Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida.”, atribuído ao Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, comemorado durante o mês de outubro, reiniciou-se mais uma maratona no percurso para novas descobertas de leitura. Na Biblioteca Escolar da Escola Nº2, a Formação de Utilizadores “certificou” as muitas turmas do 1º ciclo que vieram (re)descobrir a sua Biblioteca e alguns dos segredos fantásticos que ela esconde, além de terem sido relembradas as regras de boa utilização exigidas pelo nosso PapaLetras. Viajou-se no tempo, até ao Egito e à antiga Biblioteca de Alexandria e, qual passo de gigante, observámos a espetacularidade da atual Bibliotheca Alexandrina.  Por falar em gigantes… Quem não gostou da história “Sara e o Gigante das Bibliotecas”, de Laurence Bourguignon, que nos levou a visitar um castelo/biblioteca, recheado dos livros que ensinaram a ler o simpático gigante Jerónimo? E depois… porque a par do sonho, temos de conviver com realidades mais agrestes, conhecemos, através de um clic no Google, o professor Luís Soriano e a sua generosa iniciativa, o Biblioburro, que mais não é senão a esperança, alegria e conhecimento contidos em cestos repletos de livros, transportados por dois burros, a Alfa e o Beto, numa tentativa de ultrapassar as barreiras das limitações, da miséria social e de alcançar um objetivo maior – o de iluminar a escuridão dos meninos pobres da Colômbia com a esperança impregnada nas palavras escritas...De tudo isto se faz uma Biblioteca!




30 maio 2011

Jogos Florais 2011

“As palavras, como os seres vivos, nascem de vocábulos anteriores, desenvolvem-se e fatalmente morrem. As mais afortunadas reproduzem-se. Há-as de índole agreste, cuja simples presença fere e degrada, e outras que de tão amoráveis tudo à sua volta suavizam. Estas iluminam, aquelas confundem. Umas são selvagens, irascíveis, cheiram mal dos pés, fungam e cospem no chão. Outras, logo ao lado, parecem altivas e delicadas orquídeas.”
                                                                  
         In Milagrário Pessoal de José Eduardo Agualusa


Mais uma vez, na sétima edição dos Jogos Florais abraçámos as palavras meninas, solarengas, vestidas de esperança e também as que, por serem já crescidas, se tornaram sábias, maduras e por vezes doloridas.
Esta edição foi pródiga na arte de entrançar as palavras. Que elas floresçam e fiquem “a salvo da decadência e do esquecimento” no testemunho da diversidade e da essência que a todos nos enriquece, nos eleva e no qual cumprimos o verbo SER.


Premiados Jogos Florais 2011

28 maio 2011

Tudo foram histórias…com António Torrado



“Já escrevi sobre tudo e mais alguma coisa.”, “… o que mais gosto de escrever é prosa com poesia dentro, como os chocolates com recheio.”
De facto foi um gosto e um privilégio termos partilhado um dia com António Torrado, termos saboreado a sua companhia e sentido a doçura das suas histórias. António Torrado apresentou-se-nos com uma simplicidade recheada de saber, com um tom de menino a quem os anos já ensinaram muito mas não roubaram o deslumbramento da infância. O brilho do seu olhar mostrou o entusiasmo com que acolheu cada momento oferecido pelos mais pequenos, onde cada um foi visto como único e especial.
António Torrado vinha preparado para oferecer e ficou surpreendido com o tanto que recebeu. Ao longo do dia ia exclamando:
“ Os miúdos lembram-se de coisas que escrevi e que eu já tinha esquecido…”
“ Vê-se mesmo que eles (os alunos) conhecem a minha obra…”
“ Só conhecia chávenas de Fernando Pessoa, não sabia que também já tinha umas… “
“As vossas túbaras, minhas criadilhas, fazem-me reavivar as memórias de um sabor perdido no tempo”
“ Chamem-me já amanhã, se quiserem, que eu virei…”
“ Vou daqui com o coração afagado…”
António Torrado foi de “ coração afagado”, nós ficámos de coração preenchido… de simpatia, de meninice, de humildade, de palavras… de POESIA. Essa outra poesia que se encontra quando se chega ao fundo de um ser humano recheado de História(s).

António Torrado chegou ao Centro Educativo um pouco antes do almoço onde foi agraciado com uma poesia feita por alguns alunos. Ali, assistiu a um  momento musical e  dramatizações, entregou os prémios aos vencedores do concurso de leitura, falou com os meninos, apreciou os trabalhos expostos e autografou muitos livros.
O almoço foi servido com a poesia dos marcadores e depois de saboreados muitos sabores alentejanos, o café foi servido em chávenas decoradas com frases do autor.
À tarde, na escola dos mais crescidos, o autor conheceu o canto de leitura que lhe foi dedicado, assistiu a dramatizações, respondeu às questões dos alunos, ofereceu os prémios do concurso de leitura e escrita e voltou a autografar os seus livros. Foi um dia em grande, com muitas histórias e o prazer sereno da companhia de um escritor tão grande quanto a sua obra.


28 março 2011

Tudo são histórias… com António Torrado


11h - Centro Educativo

Recepção ao escritor

Leitura de uma poesia inédita por uma aluna do 4ºA

Visita à exposição de trabalhos

Dramatização de “A Nuvem e o Caracol”
(pela turma do 2ºA)

Mímica de “Histórias para ler aos pais”
(pelos alunos do 4ºA)

Entrega de prémios do concurso de leitura do 1º Ciclo

Canção “O Macaco do Rabo Cortado”
(pelos alunos do 4ºA)

Sessão de autógrafos na Biblioteca Escolar



15h - Escola Básica de Vendas Novas nº1

Recepção ao autor

Dramatização de “História de um papagaio”
(por alunos do 5ºC)

Visita aos Cantos com Contos

Dramatização de “A gota com sede”
(por alunos do 5ºA)

Sessão com o autor

Entrega de prémios dos concursos de leitura
e escrita

Sessão de autógrafos

O meu amigo sono – a problemática do sono no rendimento escolar


O sono é uma função essencial ao bem-estar físico e psíquico quer das crianças, quer dos adultos. Apesar desta básica necessidade de dormir, todos temos tendência a esquecer que o sono precisa de hábitos e regras.
Os maus hábitos de sono, generalizados nas crianças e nos jovens de hoje, acarretam graves prejuízos para a saúde, para o sucesso escolar e para o comportamento social, nomeadamente nas escolas. Têm também importantes incidências no desenvolvimento ao longo da vida. Com efeito, os problemas de sono estão associados a uma maior prevalência de doenças crónicas como hipertensão, diabetes, obesidade, maior consumo de drogas e mais elevada taxa de acidentes.
Estudos recentes comprovam a gravidade do problema em Portugal, com taxas de sonolência excessiva em mais de 50% dos estudantes e um claro impacto dos problemas de sono no sucesso escolar.
Sobre esta problemática e com o objectivo de alertar os primeiros intervenientes da educação e formação das crianças e jovens, que são os pais e professores, a Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de Vendas Novas e o Projecto da Saúde Escolar, no âmbito das actividades estipuladas para o Mês da Leitura, promoveu, no dia 12 de Março, nas instalações do Auditório Municipal, uma conferência aberta à comunidade, dinamizada pelas coordenadoras do Projecto Sono-Escolas, Dra. Helena Rebelo Pinto, psicóloga, professora da Faculdade de Psicologia de Lisboa, especialista em psicologia da educação e autora de diversos programas educativos, e Dra. Teresa Paiva, médica neurologista, professora da Faculdade de Medicina de Lisboa, especialista em medicina do sono e autora de numerosas obras sobre o tema. O Projecto Sono-Escolas tem o apoio da Universidade de Lisboa e da sua Faculdade de Medicina, do Ministério da Educação, do Plano Nacional de Leitura e do Alto Comissariado para a Saúde.
Tendo por mote uma das obras literárias da autoria das referidas especialistas, decorreu, em simultâneo com a conferência, um atelier de leitura e consequente expressão plástica, vocacionado para crianças dos 6 aos 10 anos. As palavras e ilustrações de O Meu Amigo, o Sono, despertaram, a par da consciencialização dos mais pequenos para esta temática, a imaginação e criatividade que se traduziram nas pinturas coloridas das suas almofadas de Sono e de Sonhos.