01 março 2013

O pequeno dragão-d’água


Estamos aqui para vos contar, ou melhor partilhar convosco, a “aventura” em que embarcámos e que ainda não sabemos como vai terminar... Só sabemos que terá, de certeza, um final feliz.
Os aventureiros são os alunos do 2º ano, das turmas A e B, da EB Campos da Misericórdia e a aventura começou quando as nossas professoras trouxeram da Biblioteca Escolar um livro que conta a história de um pequeno dragão, que ao contrário do que todos pensávamos, é simpático, tem asas, voa e não cospe fogo.
O livro chama-se “O pequeno dragão d´água”, conta as aventuras do dragão Geraldo e várias vezes já lemos e relemos este livro, individualmente ou em pequenos grupos, na sala, no recreio ou nos degraus da escola.
Mas a nossa aventura não ficou por aqui, porque então não era uma aventura e todos juntos...os 52 alunos do 2º ano desta escola decidiram “arregaçar as mangas” e montar uma pequena exposição com os trabalhos sobre este livro... As ideias foram muitas (também somos muitas cabeças a pensar) e o trabalho também não foi pouco... Mas o resultado final foi bonito!... Nós gostámos e vamos partilhar convosco umas fotos da nossa aventura!...
Não acham que foi uma aventura divertida? Não foi tão divertida como a do dragão Geraldo e da Sara mas nós gostámos muito de trabalhar todos juntos e de certeza que não vamos ficar por aqui... Continuaremos a dar notícias e... Até ao próximo livro!
Os alunos e as professoras do 2º ano da Escola Campos da Misericórdia






Os Ovos Misteriosos


Depois de ouvirem ler a história “Os Ovos Misteriosos” , na sala de aula, foi lançado o desafio aos alunos do 1ºACM.  Foi-lhes proposto que, em colaboração com os pais/enc. de educação e com inspiração no título da obra e na própria história construíssem um ovo misterioso, diferente do habitual, no qual podiam utilizar múltiplos materiais (canetas, lápis, tintas, papéis diversos, cartão, ráfia, lã, folhas secas, tecidos, cascas de ovo…) e técnicas.
Apareceram trabalhos muito engraçados, dos quais aqui vão algumas fotos.




PROJETO “JÁ SEI LER”


Este ano, as turmas do 2º ano da Escola de Campos da Misericórdia continuaram com o projeto “Já Sei Ler” que pretende promover a leitura em família, propiciar interações entre a criança e a família, desenvolver o gosto pela leitura e descobrir o prazer intimista da mesma. Este projeto tem ainda como objetivo promover a troca de leituras e realçar a importância de registar o que já foi lido e que pode ser partilhado entre alunos, pais e professores.
Desta vez o livro que os alunos levaram para casa na sua mochila foi “O Voo do Golfinho” de Ondjaki e ilustrado por Danuta Wojciechowska. Aqui fica o resultado final das turmas do 2º ano A e B.







19 fevereiro 2013

Concurso Nacional de Leitura 2012/13 - Fase Escolas - 7ª edição

  

Concurso Nacional de Leitura Fase Escolas, realizou-se no dia nove de janeiro, com o objetivo de apurar os alunos para a Fase Distrital.A existência deste concurso faz parte das “rotinas anuais” das atividades realizadas na Escola, o que demonstra a aquisição de alguns hábitos de leitura autónoma;
Já têm lugar marcado na fase distrital os alunos:
1º lugar – Joana Farrica (8ºD)
2º lugar – Mauro Soares (7ºE)
3º lugar – Marisa Estanqueiro (8ºD)
Fica aqui um desejo de bons voos na LEITURA …  
e, como diz o gato Zorbas: “ - Que só voa quem se atreve a fazê-lo.

06 fevereiro 2013

Outubro – Mês Internacional da Biblioteca Escolar

A sociedade que investe na biblioteca escolar investe no seu próprio futuro

Sob o tema aglutinador deste ano: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro, renovou-se a reflexão sobre a importância e o papel das bibliotecas no âmbito educativo. Gerar e promover o conhecimento, perpetuando o legado que recebemos e nos identifica e, consequentemente, munir com as capacidades necessárias para construir a mudança, é um dos desígnios fundamentais das Bibliotecas Escolares. Foi essa a conclusão maior a que chegaram os alunos, durante as diversas sessões de Formação de Utilizadores que decorreram, ao longo do mês de outubro, nas Bibliotecas das EB nº1 e nº2. Do 1º ao 5º ano, os alunos tomaram consciência do contributo que as Bibliotecas das suas escolas poderão ter no seu conhecimento e concluíram que os livros são mesmo uma chave para a sabedoria. Papel importante na transmissão desta mensagem, teve a Fada Palavrinha, personagem saída do imaginário da escritora Luísa Ducla Soares, e que… 
Ao agitar sobre os livros 
A varinha de condão 
Pôs todos a pensar 
E a ter imaginação

Natal na biblioteca

As Bibliotecas Escolares das EBVN nº1 e nº2 abriram portas ao espírito natalício e, com a sua atividade BiblioNatal, levaram aos alunos sessões de animação de leitura e momentos de escrita criativa que deram voz e sentidos às palavras das histórias trabalhadas. Do livro “Histórias de Natal” de Fabrice Lelargé, foi explorada a divertida história “A Dieta” que alia texto e ilustração a uma desmontagem hilariante do convencional Pai Natal. Mas… porque, infelizmente, a magia da quadra ainda não é extensiva a todos os seres humanos, foi proporcionado aos mais pequenos, olhares sobre outras realidades menos confortáveis. Os meninos de rua, que habitaram os filmes visionados pelas diversas turmas, despertaram consciências e motivaram reflexões. Reflexões simples mas profundas, que enriqueceram o sentido cívico de cada um. Porque esta, também é a Missão da Biblioteca Escolar. Se uns leram, outros escreveram. Foi dado, como mote aos alunos, o início de um conto de Natal retirado do livro “Bom Natal, Pai Natal”, de José Jorge Letria. Leram… pensaram… e continuaram esse mesmo conto. Cada aluno partilhou/contribuiu com sua parte para o conto, a história foi crescendo e o tema do Natal constou em todas estrelas de textos. No conjunto, as Bibliotecas Escolares celebraram o Natal “oferecendo” aos alunos: leitura, reflexão, partilha e escrita. Tudo embrulhado em Contos de Natal!