04 março 2013

IX JOGOS FLORAIS - REGULAMENTO



Público alvo: Alunos a partir do 4º ano de escolaridade, do Colégio Laura Vicuña e do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas.

Júri: membros do corpo docente dos grupos de Filosofia, Português e da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, Português do Colégio Laura Vicuña, e um representante dos pais e encarregados de educação nos primeiro e segundo escalões.

Modalidades a concurso:

Poesia — Verso livre; Poesia rimada;

Prosa — Conto; Ensaio; Crónica; Sketch para teatro…

Reflexão Filosófica (apenas para os 5º e 6º escalões) — Ensaio de reflexão crítica com tema livre

Escalões:  seis: 1º Escalão: Alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico; 2º Escalão: Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico; 3º Escalão: Alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico; 4º Escalão: Alunos do 8º e 9º anos do 3º Ciclo do Ensino Básico; 5º Escalão: Alunos do 10º Ano do Ensino Secundário; 6º Escalão: Alunos do 11º e 12º Anos do Ensino Secundário.


Prazo Limite para Entrega de Trabalhos: 12 de abril de 2013

Seleção efetuada pelo Júri: entre  19 de abril e 10 de maio

Divulgação de Resultados e Sessão de Entrega de Prémios: 15 de maio.

 Normas a seguir na Apresentação dos Trabalhos:

- Os trabalhos a concurso são individuais;
- Todos os trabalhos devem ser originais e redigidos em língua portuguesa;
-Todos os trabalhos devem apresentar-se e ser entregues  em formato digital, impressos em folhas brancas formato A4;
- Cada participante do 1º e 2º escalão concorre com um trabalho realizado em aula ou na biblioteca escolar;
- Cada participante dos 3º, 4º, 5º e 6º escalões pode apresentar um máximo de cinco trabalhos;
- Todos os trabalhos devem ser assinados com pseudónimo. Caso o mesmo participante apresente a concurso mais do que um trabalho, deve fazê-lo sob diferentes pseudónimos;
- No ato de entrega em folhas brancas A4, cada trabalho a concurso deve ser colocado dentro de envelope branco e normalizado; no exterior do envelope o aluno deve escrever:  a modalidade a que concorre, o escalão em que se integra e o pseudónimo com que assina os trabalhos.  Além do trabalho a concurso, o aluno deve ainda incluir dentro do mesmo envelope um outro envelope mais pequeno, devidamente fechado, contendo: o seu nome completo, o ano de escolaridade que frequenta,  a escola a que pertence, a morada e número de telefone.
 - No Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, os trabalhos a concurso,  serão entregues a qualquer professor de Filosofia, na biblioteca da escola ou aos professores envolvidos na atividade; no Colégio Laura Vicuña os alunos entregarão os seus trabalhos aos professores envolvidos na atividade;
- Só serão objeto de concurso os trabalhos que cumpram as normas expressas no regulamento e entregues nos prazos previstos.
- Após a seleção dos trabalhos premiados, os alunos deverão enviar, para o júri,  em formato digital os trabalhos a concurso.

Prémios:

A cada uma das modalidades a concurso (poesia; prosa; reflexão filosófica) e dentro de cada escalão, serão atribuídos  Primeiro, Segundo e Terceiro Prémios. Cabe ao júri a decisão sobre a natureza de outros prémios a atribuir. No ato de entrega de prémios,  participam a Direção das duas escolas, um representante da Câmara Municipal, os professores e os alunos envolvidos e será feita a entrega de diploma a todos os  premiados.
Será atribuído um diploma de participação a cada aluno que tenha colaborado na atividade.

Nota: Todos os trabalhos ficarão na posse do júri; as decisões do júri são inapeláveis
A Equipa Dinamizadora: Clube de Poesia e Reflexão Filosófica (Escola Secundária); Departamento de Língua Portuguesa e Bibliotecas  Escolares  (Agrupamento de Escolas de Vendas Novas ) e Departamento de Língua Portuguesa (Colégio Laura Vicuña).

01 março 2013

O pequeno dragão-d’água


Estamos aqui para vos contar, ou melhor partilhar convosco, a “aventura” em que embarcámos e que ainda não sabemos como vai terminar... Só sabemos que terá, de certeza, um final feliz.
Os aventureiros são os alunos do 2º ano, das turmas A e B, da EB Campos da Misericórdia e a aventura começou quando as nossas professoras trouxeram da Biblioteca Escolar um livro que conta a história de um pequeno dragão, que ao contrário do que todos pensávamos, é simpático, tem asas, voa e não cospe fogo.
O livro chama-se “O pequeno dragão d´água”, conta as aventuras do dragão Geraldo e várias vezes já lemos e relemos este livro, individualmente ou em pequenos grupos, na sala, no recreio ou nos degraus da escola.
Mas a nossa aventura não ficou por aqui, porque então não era uma aventura e todos juntos...os 52 alunos do 2º ano desta escola decidiram “arregaçar as mangas” e montar uma pequena exposição com os trabalhos sobre este livro... As ideias foram muitas (também somos muitas cabeças a pensar) e o trabalho também não foi pouco... Mas o resultado final foi bonito!... Nós gostámos e vamos partilhar convosco umas fotos da nossa aventura!...
Não acham que foi uma aventura divertida? Não foi tão divertida como a do dragão Geraldo e da Sara mas nós gostámos muito de trabalhar todos juntos e de certeza que não vamos ficar por aqui... Continuaremos a dar notícias e... Até ao próximo livro!
Os alunos e as professoras do 2º ano da Escola Campos da Misericórdia






Os Ovos Misteriosos


Depois de ouvirem ler a história “Os Ovos Misteriosos” , na sala de aula, foi lançado o desafio aos alunos do 1ºACM.  Foi-lhes proposto que, em colaboração com os pais/enc. de educação e com inspiração no título da obra e na própria história construíssem um ovo misterioso, diferente do habitual, no qual podiam utilizar múltiplos materiais (canetas, lápis, tintas, papéis diversos, cartão, ráfia, lã, folhas secas, tecidos, cascas de ovo…) e técnicas.
Apareceram trabalhos muito engraçados, dos quais aqui vão algumas fotos.




PROJETO “JÁ SEI LER”


Este ano, as turmas do 2º ano da Escola de Campos da Misericórdia continuaram com o projeto “Já Sei Ler” que pretende promover a leitura em família, propiciar interações entre a criança e a família, desenvolver o gosto pela leitura e descobrir o prazer intimista da mesma. Este projeto tem ainda como objetivo promover a troca de leituras e realçar a importância de registar o que já foi lido e que pode ser partilhado entre alunos, pais e professores.
Desta vez o livro que os alunos levaram para casa na sua mochila foi “O Voo do Golfinho” de Ondjaki e ilustrado por Danuta Wojciechowska. Aqui fica o resultado final das turmas do 2º ano A e B.







19 fevereiro 2013

Concurso Nacional de Leitura 2012/13 - Fase Escolas - 7ª edição

  

Concurso Nacional de Leitura Fase Escolas, realizou-se no dia nove de janeiro, com o objetivo de apurar os alunos para a Fase Distrital.A existência deste concurso faz parte das “rotinas anuais” das atividades realizadas na Escola, o que demonstra a aquisição de alguns hábitos de leitura autónoma;
Já têm lugar marcado na fase distrital os alunos:
1º lugar – Joana Farrica (8ºD)
2º lugar – Mauro Soares (7ºE)
3º lugar – Marisa Estanqueiro (8ºD)
Fica aqui um desejo de bons voos na LEITURA …  
e, como diz o gato Zorbas: “ - Que só voa quem se atreve a fazê-lo.

06 fevereiro 2013

Outubro – Mês Internacional da Biblioteca Escolar

A sociedade que investe na biblioteca escolar investe no seu próprio futuro

Sob o tema aglutinador deste ano: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro, renovou-se a reflexão sobre a importância e o papel das bibliotecas no âmbito educativo. Gerar e promover o conhecimento, perpetuando o legado que recebemos e nos identifica e, consequentemente, munir com as capacidades necessárias para construir a mudança, é um dos desígnios fundamentais das Bibliotecas Escolares. Foi essa a conclusão maior a que chegaram os alunos, durante as diversas sessões de Formação de Utilizadores que decorreram, ao longo do mês de outubro, nas Bibliotecas das EB nº1 e nº2. Do 1º ao 5º ano, os alunos tomaram consciência do contributo que as Bibliotecas das suas escolas poderão ter no seu conhecimento e concluíram que os livros são mesmo uma chave para a sabedoria. Papel importante na transmissão desta mensagem, teve a Fada Palavrinha, personagem saída do imaginário da escritora Luísa Ducla Soares, e que… 
Ao agitar sobre os livros 
A varinha de condão 
Pôs todos a pensar 
E a ter imaginação