29 novembro 2011

Concurso Nacional de Leitura 2011-2012



O dia de Halloween na nossa Biblioteca

Não foi um momento arrepiante, mas de promoção do livro e da leitura. A professora bibliotecária, Isabel Bravo, tendo como quadro de fundo uma fabulosa exposição de “Vassouras Leitoras” - Witche´s Broom Contest - leu de forma dramatizada a história, que anda de boca em boca, a ser contada à lareira “Os Dois Compadres”. Esta história como muitas outras do nosso património oral foi recolhida pela escritora  Maria Vitória Figueiredo e pode ser lida na obra Os Mais Belos Contos da Avozinha. As vassouras  não estavam lá por acaso! A convite da professora bibliotecária e dos professores de Inglês, Luís Conceição e Fátima Almeida, os aluno do 5º ano, aceitaram o desafio de participar num concurso de “Vassouras Leitoras”. Aconteceu na biblioteca escolar no dia 31 de Outubro! O Gonçalo Albino foi o vencedor do concurso. A Ana Leonor e a Maria Clarisse partilharam o segundo lugar e a vassoura da  Filipa Rainho foi premiada com o terceiro prémio. A sessão teria sido do outro mundo se a professora bibliotecária tivesse saído da biblioteca sentada numa vassoura leitora esvoaçante, mas isso não aconteceu!?



Halloween na Biblioteca

Dia das Bruxas? Dia das Fadas?
“Se há um dia das bruxas, por que razão não há de haver um dia das fadas?
É de estranhar, não acham?”
A divertida história “Malditas Bruxas” matizada pelas cores vibrantes de Danuta Wojciechowska e segredada por uma fadinha de asas azuis celeste ao nosso amigo, escritor António Torrado, explicou-nos a trapaça que as bruxas armaram para serem senhoras de um dia só delas.
 

 


Uma batotice pegada!
Para que não existissem dúvidas, misturaram-se turmas, misturaram-se alunos, tudo bem mexido em caldeirão a preceito. Desta mistela resultaram trabalhos com as conclusões mais fantásticas que se possam imaginar. A exposição de “Literatura Horrorosa” que esteve patente na BE, também ajudou a assustar muitas imaginações.
E foi assim que todos ficámos a perceber “como é que as donas bruxas conseguiram encaixar-se no meio de gente tão boazinha, elas que são umas pestes…
Bruxaria, está visto!”





Biblionotícias de Outono

BIBLIOTECA ESCOLAR. SABER. UM PODER PARA A VIDA

Ao longo do 1º período, os alunos das turmas de 3º e 4º ano da EB nº2 foram dando largas à sua criatividade e encheram de palavras inspiradoras o placard da Biblioteca:





“ A Biblioteca é um lugar de aventura, onde podemos descobrir CONHECIMENTO.”
Pedro França e Diogo Varela – 4ºB

“As Bibliotecas são jardins de livros regados de fantasia.”
Turma 4ºA

“Na Biblioteca entramos nos livros e soltamos a nossa imaginação.”
Bernardo Lopes – 3ºB

“Na Biblioteca há luz, brilho e cores.”
Turma 3ºA

“A Biblioteca é um lugar maravilhoso, onde se pode ler e aprender. Um país encantado de livros que se pode conhecer!...”
Turma 4ºB

“A Biblioteca Escolar é um livro gigante com histórias.”
Turma 3ºA

“Desfolhar as páginas de um livro é desfrutar de aventuras cheias de imaginação.”
Turma 4ºA

“A Biblioteca é o lugar mais lindo do mundo, é como se fosse a nossa casa.”
Beatriz – 3ºB

“A Biblioteca é um lugar mágico com aventuras.”
Turma 3ºA




Biblionotícias de Outono

As sempre tão esperadas e ”saborosas” férias de Verão chegaram ao fim! Como quem não quer nada, o seu final disse-nos que à escola tínhamos de regressar.Com tudo o que isso traz de bom!

Enormes foram as novidades para os novos alunos da Escola Básica de Vendas Novas nº 1. Nem todos, é verdade, mas alguns pela primeira vez dizem «na minha escola há uma biblioteca». Esta agradável novidade vê-se e sente-se a cada tempo livre, lá estão eles na biblioteca escolar, os alunos do 5º ano. Alguns fazem parte do grupo de trabalho “alunos – monitores”. Estes alunos desempenham tarefas, muito importantes, na biblioteca escolar, desde o atendimento aos utilizadores da biblioteca escolar ao balcão, à vigilância e dinamização dos “cantinhos da leitura”. Se és aluno da escola e queres pertencer a este grupo consulta o regulamento. Acrescento desde já uma condição muito importante «tens de ser um aluno leitor».

Já com uma brisa de Outono, em Outubro, no seu embalo a professora bibliotecária, Isabel Bravo, convidou os alunos de 5º ano de escolaridade para receberem formação de utilizadores. Os alunos construíram um cartaz em conjunto, cada turma deu o seu contributo, e escreveram-se frases alusivas ao livro e à leitura. Foi uma forma “simpática” de se comemorar o mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Formação de utilizadores Regulamento Dos Alunos Monitores






Outubro – Mês da Biblioteca Escolar

Sob o lema “Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida.”, atribuído ao Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, comemorado durante o mês de outubro, reiniciou-se mais uma maratona no percurso para novas descobertas de leitura. Na Biblioteca Escolar da Escola Nº2, a Formação de Utilizadores “certificou” as muitas turmas do 1º ciclo que vieram (re)descobrir a sua Biblioteca e alguns dos segredos fantásticos que ela esconde, além de terem sido relembradas as regras de boa utilização exigidas pelo nosso PapaLetras. Viajou-se no tempo, até ao Egito e à antiga Biblioteca de Alexandria e, qual passo de gigante, observámos a espetacularidade da atual Bibliotheca Alexandrina.  Por falar em gigantes… Quem não gostou da história “Sara e o Gigante das Bibliotecas”, de Laurence Bourguignon, que nos levou a visitar um castelo/biblioteca, recheado dos livros que ensinaram a ler o simpático gigante Jerónimo? E depois… porque a par do sonho, temos de conviver com realidades mais agrestes, conhecemos, através de um clic no Google, o professor Luís Soriano e a sua generosa iniciativa, o Biblioburro, que mais não é senão a esperança, alegria e conhecimento contidos em cestos repletos de livros, transportados por dois burros, a Alfa e o Beto, numa tentativa de ultrapassar as barreiras das limitações, da miséria social e de alcançar um objetivo maior – o de iluminar a escuridão dos meninos pobres da Colômbia com a esperança impregnada nas palavras escritas...De tudo isto se faz uma Biblioteca!