18 janeiro 2012


Na BE

A nossa Biblioteca viveu o Natal à sua maneira – rodeada de livros obviamente. Do saco vermelho do Pai Natal, deixado (?) na instalação patente na BE, saíram, todos os dias, livros subordinados à temática natalícia que imbuíram os pequenos utilizadores da fantasia própria da época.
Depois... a história “Sabes Maria, o Pai Natal não existe”, a mais recente publicação de Rita Taborda Duarte e Luís Henriques, propôs-nos uma visão original do Pai Natal, partindo do curioso pressuposto que, se algumas crianças não acreditam nele, ele também tem todo o direito de deixar de acreditar nelas, com as evidentes repercussões que este descrédito acarreta. Cheio de humor, em resultado da linguagem, das situações e da perspetiva selecionada, o livro constitui um ótimo pretexto para o diálogo sobre o significado simbólico do pai natal. As ilustrações exploram o jogo entre o preto e o branco e surgem ainda com alguns curiosos apontamentos a vermelho em locais e personagens claramente definidos, recriando as variações de humor e de estado de espírito verificadas na personagem do Pai Natal.
Se algumas dúvidas existiam, após as diversas sessões de animação de leitura desta história, todos foram unânimes em considerar como verdade inquestionável, a existência do Pai Natal. É que ninguém quer que lhe aconteça o mesmo que ao Frederico…
Os meninos do Pré-Escolar e 1ºs anos adoraram e recomendam!



Sem comentários:

Enviar um comentário