29 novembro 2011

Biblionotícias de Outono

BIBLIOTECA ESCOLAR. SABER. UM PODER PARA A VIDA

Ao longo do 1º período, os alunos das turmas de 3º e 4º ano da EB nº2 foram dando largas à sua criatividade e encheram de palavras inspiradoras o placard da Biblioteca:





“ A Biblioteca é um lugar de aventura, onde podemos descobrir CONHECIMENTO.”
Pedro França e Diogo Varela – 4ºB

“As Bibliotecas são jardins de livros regados de fantasia.”
Turma 4ºA

“Na Biblioteca entramos nos livros e soltamos a nossa imaginação.”
Bernardo Lopes – 3ºB

“Na Biblioteca há luz, brilho e cores.”
Turma 3ºA

“A Biblioteca é um lugar maravilhoso, onde se pode ler e aprender. Um país encantado de livros que se pode conhecer!...”
Turma 4ºB

“A Biblioteca Escolar é um livro gigante com histórias.”
Turma 3ºA

“Desfolhar as páginas de um livro é desfrutar de aventuras cheias de imaginação.”
Turma 4ºA

“A Biblioteca é o lugar mais lindo do mundo, é como se fosse a nossa casa.”
Beatriz – 3ºB

“A Biblioteca é um lugar mágico com aventuras.”
Turma 3ºA




Biblionotícias de Outono

As sempre tão esperadas e ”saborosas” férias de Verão chegaram ao fim! Como quem não quer nada, o seu final disse-nos que à escola tínhamos de regressar.Com tudo o que isso traz de bom!

Enormes foram as novidades para os novos alunos da Escola Básica de Vendas Novas nº 1. Nem todos, é verdade, mas alguns pela primeira vez dizem «na minha escola há uma biblioteca». Esta agradável novidade vê-se e sente-se a cada tempo livre, lá estão eles na biblioteca escolar, os alunos do 5º ano. Alguns fazem parte do grupo de trabalho “alunos – monitores”. Estes alunos desempenham tarefas, muito importantes, na biblioteca escolar, desde o atendimento aos utilizadores da biblioteca escolar ao balcão, à vigilância e dinamização dos “cantinhos da leitura”. Se és aluno da escola e queres pertencer a este grupo consulta o regulamento. Acrescento desde já uma condição muito importante «tens de ser um aluno leitor».

Já com uma brisa de Outono, em Outubro, no seu embalo a professora bibliotecária, Isabel Bravo, convidou os alunos de 5º ano de escolaridade para receberem formação de utilizadores. Os alunos construíram um cartaz em conjunto, cada turma deu o seu contributo, e escreveram-se frases alusivas ao livro e à leitura. Foi uma forma “simpática” de se comemorar o mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Formação de utilizadores Regulamento Dos Alunos Monitores






Outubro – Mês da Biblioteca Escolar

Sob o lema “Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida.”, atribuído ao Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, comemorado durante o mês de outubro, reiniciou-se mais uma maratona no percurso para novas descobertas de leitura. Na Biblioteca Escolar da Escola Nº2, a Formação de Utilizadores “certificou” as muitas turmas do 1º ciclo que vieram (re)descobrir a sua Biblioteca e alguns dos segredos fantásticos que ela esconde, além de terem sido relembradas as regras de boa utilização exigidas pelo nosso PapaLetras. Viajou-se no tempo, até ao Egito e à antiga Biblioteca de Alexandria e, qual passo de gigante, observámos a espetacularidade da atual Bibliotheca Alexandrina.  Por falar em gigantes… Quem não gostou da história “Sara e o Gigante das Bibliotecas”, de Laurence Bourguignon, que nos levou a visitar um castelo/biblioteca, recheado dos livros que ensinaram a ler o simpático gigante Jerónimo? E depois… porque a par do sonho, temos de conviver com realidades mais agrestes, conhecemos, através de um clic no Google, o professor Luís Soriano e a sua generosa iniciativa, o Biblioburro, que mais não é senão a esperança, alegria e conhecimento contidos em cestos repletos de livros, transportados por dois burros, a Alfa e o Beto, numa tentativa de ultrapassar as barreiras das limitações, da miséria social e de alcançar um objetivo maior – o de iluminar a escuridão dos meninos pobres da Colômbia com a esperança impregnada nas palavras escritas...De tudo isto se faz uma Biblioteca!




Sem comentários:

Enviar um comentário