29 novembro 2011

O dia de Halloween na nossa Biblioteca

Não foi um momento arrepiante, mas de promoção do livro e da leitura. A professora bibliotecária, Isabel Bravo, tendo como quadro de fundo uma fabulosa exposição de “Vassouras Leitoras” - Witche´s Broom Contest - leu de forma dramatizada a história, que anda de boca em boca, a ser contada à lareira “Os Dois Compadres”. Esta história como muitas outras do nosso património oral foi recolhida pela escritora  Maria Vitória Figueiredo e pode ser lida na obra Os Mais Belos Contos da Avozinha. As vassouras  não estavam lá por acaso! A convite da professora bibliotecária e dos professores de Inglês, Luís Conceição e Fátima Almeida, os aluno do 5º ano, aceitaram o desafio de participar num concurso de “Vassouras Leitoras”. Aconteceu na biblioteca escolar no dia 31 de Outubro! O Gonçalo Albino foi o vencedor do concurso. A Ana Leonor e a Maria Clarisse partilharam o segundo lugar e a vassoura da  Filipa Rainho foi premiada com o terceiro prémio. A sessão teria sido do outro mundo se a professora bibliotecária tivesse saído da biblioteca sentada numa vassoura leitora esvoaçante, mas isso não aconteceu!?



Halloween na Biblioteca

Dia das Bruxas? Dia das Fadas?
“Se há um dia das bruxas, por que razão não há de haver um dia das fadas?
É de estranhar, não acham?”
A divertida história “Malditas Bruxas” matizada pelas cores vibrantes de Danuta Wojciechowska e segredada por uma fadinha de asas azuis celeste ao nosso amigo, escritor António Torrado, explicou-nos a trapaça que as bruxas armaram para serem senhoras de um dia só delas.
 

 


Uma batotice pegada!
Para que não existissem dúvidas, misturaram-se turmas, misturaram-se alunos, tudo bem mexido em caldeirão a preceito. Desta mistela resultaram trabalhos com as conclusões mais fantásticas que se possam imaginar. A exposição de “Literatura Horrorosa” que esteve patente na BE, também ajudou a assustar muitas imaginações.
E foi assim que todos ficámos a perceber “como é que as donas bruxas conseguiram encaixar-se no meio de gente tão boazinha, elas que são umas pestes…
Bruxaria, está visto!”





Sem comentários:

Enviar um comentário